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MVP PRODUTO MINIMO VIAVEL

MVP: O que é um Produto Mínimo Viável?

O que é um MVP?

Um produto mínimo viável, ou MVP, é um produto com recursos suficientes para atrair os primeiros clientes e validar uma ideia de negócio no início do ciclo de desenvolvimento do produto.

Nesse sentido, em setores como software, o MVP pode ajudar a equipe do produto a receber feedback do usuário o mais rápido possível para iterar e aprimorar o produto num ciclo de melhoria contínua extremamente rápido.

Como a metodologia ágil se baseia nos produtos de validação e iteração com base nas informações do usuário, o MVP desempenha um papel central no desenvolvimento prático de qualquer projeto.

Qual é o objetivo de um Produto Mínimo Viável?

Eric Ries, que introduziu o conceito de produto mínimo viável como parte de sua metodologia Lean Startup, descreve o objetivo de um MVP da seguinte maneira: é a versão de um novo produto que permite que uma equipe colete a quantidade máxima de aprendizado validado sobre clientes com o mínimo de esforço.

Uma empresa pode optar por desenvolver e liberar um produto mínimo viável, porque sua equipe de produto deseja:

  • Lançar um produto no mercado o mais rápido possível
  • Testar uma ideia com usuários reais antes de comprometer um orçamento grande para o desenvolvimento completo do produto
  • Aprender o que funciona com o mercado-alvo da empresa e o que não funciona

Além de permitir que sua empresa valide uma ideia para um produto sem precisar criar o produto inteiro, um MVP também pode ajudar a minimizar o tempo e os recursos que você poderia comprometer na construção de um produto que não terá êxito.

Como você define seu Produto Mínimo Viável?

Como você realmente desenvolve um produto mínimo viável e como sua equipe saberá quando você tiver um MVP pronto para o lançamento?

Aqui estão algumas etapas estratégicas a serem seguidas:

Verifique se o MVP planejado está alinhado com seus objetivos de negócios.

A primeira etapa no desenvolvimento do seu MVP, antes de avaliar quais recursos criar, é garantir que o produto esteja alinhado aos objetivos estratégicos da sua equipe ou da sua empresa.

  • Quais são esses objetivos?
  • Você está trabalhando para obter um número de receita nos próximos seis meses?
  • Você tem recursos limitados?

Essas perguntas podem afetar se agora é a hora de começar a desenvolver um novo MVP.

Além disso, pergunte a que finalidade esse produto mínimo viável servirá. Atrairá novos usuários em um mercado adjacente ao mercado de seus produtos existentes?

Se esse é um dos seus objetivos de negócios atuais, esse plano de MVP pode ser estrategicamente viável.

Mas se a prioridade atual da sua empresa é continuar se concentrando em seus principais mercados, talvez seja necessário arquivar essa ideia e focar, talvez, em um MVP projetado para oferecer novas funcionalidades aos seus clientes existentes.

Comece a identificar problemas específicos que deseja resolver ou melhorias que deseja ativar para a sua personalidade de usuário.

Agora que você determinou que seus planos de MVP estão alinhados com seus objetivos de negócios, comece a pensar nas soluções específicas que deseja que seu produto ofereça aos usuários. Essas soluções, que você pode escrever na forma de histórias, épicos ou recursos de usuários, não representam a visão geral do produto – apenas subconjuntos dessa visão.

Lembre-se, você pode desenvolver apenas uma pequena quantidade de funcionalidade para o seu MVP.

Você precisará ser estratégico ao decidir qual funcionalidade limitada incluir no seu MVP. Assim, poderá se basear essas decisões em vários fatores, incluindo:

  • Pesquisa de usuário
  • Analise competitiva
  • A rapidez com que você poderá iterar em certos tipos de funcionalidade ao receber feedback do usuário
  • Os custos relativos para implementar as várias histórias ou épicos de usuários

Traduza a funcionalidade do MVP em um plano de ação de desenvolvimento.

Agora que você avaliou os elementos estratégicos acima e decidiu a funcionalidade limitada que deseja para o seu MVP, é hora de traduzir isso em um plano de ação para desenvolvimento.

Nesse sentido, é importante ter em mente o V no MVP – o produto deve ser viável.

Isso significa que ele deve permitir que seus clientes concluam uma tarefa ou projeto inteiro e deve fornecer uma experiência de usuário de alta qualidade.

Desse modo, um MVP não pode ser uma interface de usuário com muitas ferramentas e recursos parcialmente construídos. Deve ser um produto funcional que sua empresa possa vender.

Exemplos Produto Mínimo Viável

Se você está se perguntando como isso seria na prática, vamos revisar como algumas marcas conhecidas lançaram MVPs de sucesso.

Airbnb

Sem dinheiro para construir um negócio, os fundadores do Airbnb usaram seu próprio apartamento para validar sua ideia de criar um mercado que oferece on-line casas de aluguel de curto prazo, ponto a ponto. Eles criaram um site minimalista, publicaram fotos e outros detalhes sobre suas propriedades e encontraram vários hóspedes pagantes quase que imediatamente.

Facebook

A ideia inicial do facebook era conectar jovens universitários em uma rede social. Este era o MVP retratado no filme “A Rede Social”

Amazon

A famosa “loja de tudo” iniciou suas atividades no comércio digital oferecendo praticidade nos serviços sobre vendas se livros. Mercaod antes dominado por livrarias físicas.

Então, se você acha que não está nas melhores condições para botar em prática seu projeto, lembre-se destes exemplos acima e tire seu sonho da sua gaveta empoeirada e execute as suas ideias!

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