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canvas o que é

Canvas: O Que É e Como Fazer

Você já pensou que poderia ser possível montar um negócio iniciando com uma simples folha de papel?

A ideia pode parecer um pouco estranha, mas utilizando o Business Model Canvas isso é possível!

Com o Canvas você pode estruturar uma empresa com base em suas ideias de maneira simples, rápida e criativa.

O que é o Canvas?

O Business Model Canvas, ou simplesmente Canvas é uma ferramenta estratégica que tem como premissa nos fornecer uma perspectiva visual de um modelo de negócio em uma única folha.

A ferramenta foi criada pelo suíço Alex Osterwalder no início dos anos 2000, que é abordada em seu livro: Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios.

O design do canvas é representado por um quadro dividido em 9 blocos. Assim, cada bloco descreve um elemento essencial para um negócio de sucesso.

O modelo permite não somente criar um modelo de negócio, mas também pode ser aplicado em organizações de sucesso que já existem, como por exemplo: IBM, Ericsson, Deloitte, Public Works, 3M, e o governo do Canadá, que já utilizaram o quadro de negócios.

O Quadro Canvas e seus Blocos

Umas das principais ideias do método é transformar ideias em organizações que pode ser por meio de cocriação, utilizando um brainstorming por exemplo. Senso assim, uma maneira diferente de como pensar em um modelo de negócios.

Essa estruturação de ideias é realizada preenchendo cada bloco do canvas, onde cada um descreve um elemento essencial de uma empresa.

Dessa forma, essa representação visual permite facilitar a visualização geral do negócio:

canvas exemplo estrutura

Como fazer o Canvas

Antes de tudo, como você já pode ter percebido não é coisa do outro mundo criar um quadro de modelo de negócios.

Existem diversas maneiras para criar o seu próprio canvas. Para isso, você pode usar tanto uma folha de papel quanto uma ferramenta online.

Desse modo, uma opção bastante utilizada para elaboração online é a plataforma própria do Sebrae.

Uma dica é começar a sua elaboração iniciando pela “proposta de valor”. Depois, você poderá ir relacionando os demais elementos para configurar uma estrutura em torno do seu core business.

Agora, você pode criar o seu próprio canvas preenchendo cada bloco do quadro. Para isso, basta seguir as perguntas de cada segmento para facilitar a elaboração.

1. Proposta de valor

  • Qual é o valor principal que você entrega ao cliente?
  • Quais necessidades do cliente você está satisfazendo?

2. Segmento de mercado

  • Para quais classes você está criando valores?
  • Quem é o seu cliente mais importante?

3. Canais de distribuição

  • Através de quais canais você deseja alcançar os seus clientes?
  • Quais canais funcionam melhor? Quanto eles custam? Como eles podem ser integrados às rotinas de você e de seus clientes?

4. Relacionamento com o cliente

  • Que relacionamento o cliente-alvo espera que você estabeleça?
  • Como você pode integrar isso ao seu negócio em termos de custo e formato?

5. Fluxo de receita

  • Por qual valor seus clientes estão dispostos a pagar?
  • O que e como eles pagam recentemente? Como eles preferem pagar?
  • Quanto cada fluxo de receita contribui para a receita geral?

6. Principais atividades

  • Quais atividades-chave sua proposição de valor exige?
  • Quais atividades são mais importantes no seu negócio?

7. Principais recursos

  • Quais são os principais recursos que sua proposta de valor exige?
  • Quais recursos são mais importantes em canais de distribuição, relacionamento com clientes e fluxo de receita?

8. Principais parceiros

  • Quem são seus principais parceiros / fornecedores?
  • Quais são as motivações para as parcerias?

9. Estrutura de custos

  • Qual é o maior custo do seu negócio?
  • Quais recursos / atividades principais são mais caros?

Portando, após ter criado o seu próprio modelo de negócios, você pode se perguntar:

A estrutura faz sentido? Poderia ser melhor? Posso mostrar a ideia para mais alguém?

Todas essas perguntas iram ajudar você a revisar e melhorar de maneira continua a sua ideia antes de botar em prática.

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