Você sabe quais são os materiais mais estratégicos do seu estoque? Ou ainda tem dor de cabeça com a frequente falta ou excesso de itens no dia a dia?
Apesar da sua extrema importância, a gestão de estoque – um dos fatores de sucesso de muitos negócios – é frequentemente deficiente em diversas empresas.
Nesse sentido, a Curva ABC é uma ferramenta essencial para ajudar a solucionar esse problema.
Ao utilizar a Curva ABC, você irá identificar quais são os itens mais relevantes do seu estoque. Assim, poderá tomar decisões mais assertivas no gerenciamento dos materiais.
O Que É a Curva ABC?
A Curva ABC é um método utilizado para categorização de informações baseada nas suas relevâncias. Além disso, a ferramenta é fundamentada no princípio de pareto – ou lei 80/20.
De modo geral, o princípio de pareto afirma que 80% dos efeitos vêm geralmente de 20% das causas.
Assim, aplicando este conceito na gestão de estoque, sabe-se quais são os materiais mais importantes para a empresa de acordo com os seus parâmetros de relevância, como por exemplo: custo do item, faturamento ou volume de vendas.
Mas como isso funciona na prática?
Dado a importância da constante utilização eficaz de recursos, tendo como exemplo: capital financeiro, tempo e mão de obra. Após descobrir quais são os materiais mais importantes do seu estoque, você pode adequar as ações gerenciais para cada classe – A, B ou C.
- Classe A (~20%): controle mais rígido
- Classe B (~30%): controle regular
- Classe C (~50%): controle ordinário
Dessa forma, pode-se obter resultados na redução de estoque, adequação de estoque mínimo e máximo, mitigação da falta ou excesso de itens, etc. Já que a maior parte do esforço de gestão estará focado nos itens mais relevantes.
Como Fazer uma Curva ABC
Como já mencionado, existem algumas aplicações para a Curva ABC na gestão de estoque. No entanto, iremos abordar uma análise de “custo” de materiais devido a sua abrangência de utilização.
Para isso, vamos utilizar como exemplo um almoxarifado técnico, usando o MS Excel na construção do gráfico.
Passo a passo para a elaboração de uma Curva ABC:
1. Elaborar uma tabela com as seguintes colunas:
1) Itens
2) Preço Unitário
3) Quantidade Utilizada
4) Custo Total Unitário
5) Porcentagem Individual
6) Porcentagem Acumulada
7) Classificação ABC
2. Ordenar os itens de maneira decrescente:
Organize os itens do maior para o menor de acordo com o “Custo Total Unitário”:
3. Calcular a soma geral do Custo Total Unitário:
Utilize a fórmula “=SOMA” para calcular o valor total da coluna.
4. Determinar as Porcentagens Individuais:
Calcule as porcentagens de cada item dividindo o valor da sua respectiva célula pela soma da coluna. Faça isso para todos os itens.
5. Determinar as Porcentagens Acumuladas:
Calcule a primeira Porcentagem Acumulada repetindo o valor da primeira Porcentagem Individual.
Após isso, faça as demais somando o valor da respectiva célula (azul) com o valor da Porcentagem Acumulada anterior (vermelha), como a exemplo no item Rolamento:
6. Definir os critérios de classificação:
Utilize parâmetros para dividir as classes de itens. Neste caso, iremos usar 80, 95 e 100%.
7. Criar o gráfico da Curva ABC:
Selecione as colunas (Itens, Custo Total Unitário e Porcentagem Acumulada).
Após, insira o gráfico de colunas agrupadas.
8. Configurar as informações do gráfico:
Conclua o gráfico alterando os seus detalhes, como por exemplo: Título, Rótulos de Dados, etc.
Portanto, a utilização da Curva ABC permite que o gestor foque no que é mais importante. Assim, as ações para o gerenciamento de materiais se tornam extremamente objetivas.