Se você está buscando melhoras práticas de gestão para alavancar as suas vantagens competitivas, o benchmarking é o caminho certo!
Não importa que tipo de melhoria você deseja: um aumento no volume de vendas, um crescimento sobre a eficiência de seus equipamentos ou simplesmente uma melhora no engajamento da sua equipe.
Essa ferramenta estratégica vai ajudar você no aprimoramento dos seus produtos, serviços e processos.
Mas o que é o Benchmarking?
O benchmarking é um processo de busca e replicação das melhores práticas de gestão que as organizações fazem tomando como base empresas líderes de mercado.
Existem diversas empresas que atuam no mesmo segmento ou em algo semelhante que você. Ou seja, não é preciso gastar o seu tempo pensando em coisas extraordinárias para performar os seus processos.
Seja em produtos, serviços ou práticas de gestão, você pode aprender e replicar o que já está validado no mercado. Lembre-se: você não precisar reinventar a roda.
Nesse sentido, analisando o que já existe em organizações que são referências no mercado, as chances de sucesso na melhoria de um processo ou implementação de um novo projeto são maiores, pois você não precisará cometer os mesmos erros no caminho.
Benchmarking ou Benchmark?
É comum algumas pessoas confundirem o termo benchmarking e benchmark, porém mesmo que tenham semelhanças, é necessário saber identificar as diferenças entre ambos:
- Benchmarking: processo de busca e replicação
- Benchmark: nível de referência
Como já mencionado, benchmarking é um processo da busca e replicação de melhores práticas. Isto é, existe um desenvolvimento atrelado ao termo.
Já o benchmark é um marco de referência, um alcance de determinado patamar.
Para entender melhor, podemos utilizar um exemplo:
O Vale do Silício é referência mundial em inovação tecnológica. Logo, a região é um benchmark em inovação tecnológica.
Agora, você pode ir ao Vale do Silício para aprender e implementar algumas inovações na empresa em que trabalha ou em seu negócio. Dessa forma, você estaria fazendo um processo de benchmarking.
Agora ficou mais fácil, não é mesmo?
Tipos de Benchmarking
Existem alguns tipos de benchmarking que você pode aplicar de acordo com as suas necessidades. Eles são:
Benchmarking interno
É um método em que você toma como referência os processos da própria empresa. Para isso, é necessário conhecer os outros setores e então absorver e replicar para a sua área.
Uma das grandes vantagens do benchmarking interno é o baixo ou nenhum custo envolvido no seu desenvolvimento.
Benchmarking competitivo
Já o foco neste tipo é conhecer as melhores práticas dos seus principais concorrentes, seja sobre um produto ou serviço. Dessa forma, você poderá inovador nos seus processos para obter vantagem competidora.
Benchmarking funcional
Nesse método as empresas são geralmente de segmentos diferentes. Nesse sentido, a ideia central é aprender e replicar técnicas que podem ser utilizadas em diferentes organizações.
Benchmarking genérico
Ocorre quando as companhias têm práticas de gestão parecidas, mas produzem produtos ou serviços distintos.
Benchmarking colaborativo
Nesse tipo de benchmarking é organizado um grupo de empresas onde é financiado estudos e análises sobre o desempenho de outras organizações. Assim, tem-se o conhecimento sobre a situação atual do mercado e das práticas de gestão.
Como fazer um Benchmarking
Assim como a maioria dos frameworks de gestão, no benchmarking também temos um método para seguir no seu desenvolvimento:
#1 Planejamento
O primeiro passo para a elaboração de um processo de benchmarking é o planejamento. É nele em que devemos identificar quais gaps devemos solucionar.
Faça perguntas a si mesmo:
O que posso melhorar?
Qual o problema que devo resolver para sair do ponto A e saltar para o ponto B?
Para isso, você pode utilizar o diagrama de pareto para identificar quais são seus maiores desvios de processos que envolvem a produção de seus produtos ou serviços.
Ou se você já sabe exatamente onde atuar na implementação das melhorias, basta levantar os seus pontos críticos e partir para o segundo passo.
#2 Coleta de informações
É nesse momento em que você levantará as principais referências de mercado no seu segmento, área ou processo.
Dependendo do tipo de benchmarking que você deseja realizar, o colaborador ou equipe responsável pela coleta de dados poderá ser do seu próprio time ou de uma empresa terceirizada.
#3 Análise dos resultados
Agora, você deve identificar os motivos que fizerem as outras empresas terem sucesso em seus processos.
Entender este ponto é extremamente importante para você poder absorver e entender o método e poder adaptar para a sua realidade.
#4 Implementação das melhorias
Como somente conhecer as boas práticas de gestão não traz bons resultados para a organização, implementar as melhorias descobertas é essencial.
Após identificar os seus gaps e descobrir como resolvê-los, você deve elaborar um plano de ação para alcançar a sua vantagem competitiva desejada.